DILMA PASSA
DOIS DIAS EM VISITAS AS
OBRAS DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO
FRANCISCO, QUE
LEVARÁ ÁGUA
POTÁVEL PARA CERCA DE 12 MILHÕES
DE HABITANTES, EM 390 MUNICÍPIOS DO
AGRESTE
E DO SERTÃO NORDESTINO
A presidente
Dilma Rousseff iniciou quarta-feira, (8), uma viagem de dois dias pelo Nordeste
para vistoriar o andamento das obras do projeto de integração do Rio São
Francisco e da Ferrovia Transnordestina.
A presidente
visitará sete municípios de Pernambuco e
do Ceará. Além de visitar as obras, Dilma deverá se reunir com técnicos e
representantes das construtoras envolvidas nos projetos.
A presidente
desembarcou por volta das 10h, em Paulo Afonso (BA)e de seguiu para Floresta
(PE), primeiro ponto do roteiro de vistoria das obras.
O Projeto de
Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste
Setentrional tem como objetivo assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões
de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão dos estados de
Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
A obra está
dividida em duas parte: O Eixo Leste, com 220 quilômetros onde está prevista a
construção de canal, estações de bombeamento, reservatórios, túneis e aquedutos
entre os municípios de Monteiro e Floresta, ambos na Paraíba. No Eixo Norte,
que tem 402 km, o trabalho será realizado entre as cidades de São José de
Piranhas (PB) e Cabrobó (PE).
Quando o
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado, em 2007, a previsão
era que o Eixo Leste fosse concluído até junho de 2010, com custo total de R$
1,58 bilhão. Para o Eixo Norte, a data de conclusão estava marcada para
dezembro de 2012, com custo total de R$ 3,4 bilhões.
No último
balanço do PAC, no entanto, feito em novembro do ano passado, a data de
conclusão do Eixo Leste foi adiada para dezembro de 2014, e o investimento
realizado somava R$ 2,8 bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão já foram investidos
entre 2007 e 2010 e mais R$ 1 bilhão está previsto até 2014.
VISITA AS
OBRAS
A nova data
de conclusão do Eixo Norte é dezembro de 2015, e o investimento subiu para R$ 4
bilhões – R$ 1,7 bilhão entre 2007 e 2010 e R$ 2,3 bilhões até 2014. Segundo o
relatório do governo, no Eixo Leste 71% das obras estariam realizadas e no Eixo
Norte a conclusão era 46%.
Dilma visitará as obras em Cabrobó (PE), sobrevoará
o Eixo Norte e seguirá para Mauriti, no Ceará . À noite, a presidente se reúne
em Juazeiro do Norte ,(CE) com as empresas responsáveis por parte das obras do
projeto de integração.
Na
quinta-feira (9), serão inspecionadas as obras na Ferrovia Transnordestina, obra de 1,7 mil km, que vai ligar o interior do
Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).
O roteiro de
Dilma começa no município cearense de Missão Velha, em um dos lotes mais
adiantados da obra. De lá, a comitiva segue para São José do Belmonte (PE) e,
mais tarde, para Salgueiro.
Alguns
trechos da ferrovia estão mais adiantados, como os 96 km entre os municípios de
Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE), que estão com 99% da infraestrutura
concluída, segundo o balanço mais recente do PAC.
Outros
trechos, como o de 420 km entre Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI) e o de 306
km entre Salgueiro (PE) e Suape, também em Pernambuco, têm pouco mais de 30% da
infraestrutura pronta.
A parte da
ferrovia que liga os municípios cearenses de Pecém e Missão Velha (527 km)
estava com 4% da infraestrutura pronta em setembro do ano passado.
Quando a
construção da ferrovia foi incluída no PAC, em 2007, a expectativa é que ela
fosse concluída três anos depois. Mas a data de conclusão foi sendo alterada e,
no último balanço do programa, apresentado em novembro do ano passado, a
previsão para o término da obra era o dia 31 de dezembro de 2014.
Os valores
da obra também aumentaram. Em 2007, a previsão era gastar R$ 4,5 bilhões na
construção da ferrovia, mas até 2010 já tinham sido investidos R$ 2,06 bilhões,
com previsão de mais R$ 3,24 bilhões entre 2011 e 2014.
A presidente
Dilma Rousseff iniciou quarta-feiras,(8), uma viagem de dois dias pelo Nordeste
para vistoriar o andamento das obras do projeto de integração do Rio São
Francisco e da Ferrovia Transnordestina.
A presidente
visitará por sete municípios de Pernambuco e do Ceará. Além de visitar as
obras, Dilma deverá se reunir com técnicos e representantes das construtoras
envolvidas nos projetos.
A presidente
desembarcour por volta das 10h, em Paulo Afonso (BA)e de seguiu para Floresta
(PE), primeiro ponto do roteiro de vistoria das obras.
O Projeto de
Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste
Setentrional tem como objetivo assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões
de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão dos estados de
Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
A obra está
dividida em duas parte: O Eixo Leste, com 220 quilômetros onde está prevista a
construção de canal, estações de bombeamento, reservatórios, túneis e aquedutos
entre os municípios de Monteiro e Floresta, ambos na Paraíba. No Eixo Norte,
que tem 402 km, o trabalho será realizado entre as cidades de São José de
Piranhas (PB) e Cabrobó (PE).
Quando o
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado, em 2007, a previsão
era que o Eixo Leste fosse concluído até junho de 2010, com custo total de R$
1,58 bilhão. Para o Eixo Norte, a data de conclusão estava marcada para
dezembro de 2012, com custo total de R$ 3,4 bilhões.
No último
balanço do PAC, no entanto, feito em novembro do ano passado, a data de conclusão
do Eixo Leste foi adiada para dezembro de 2014, e o investimento realizado
somava R$ 2,8 bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão já foram investidos entre 2007 e
2010 e mais R$ 1 bilhão está previsto até 2014.
VISITA As
OBRAS
“A presidente
Dilma vem acompanhar as obras, a execução, e cobrar um ritmo mais intenso, nas
duas obras estruturantes mais importantes que o Nordeste teve em toda sua
história, que são a Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia
Transnordestina. Essas duas obras serão demarcadoras, iniciadoras de uma nova
era, principalmente para o interior dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba,
Rio Grande do Norte e Piauí”, disse Cid Gomes.
A nova data
de conclusão do Eixo Norte é dezembro de 2015, e o investimento subiu para R$ 4
bilhões – R$ 1,7 bilhão entre 2007 e 2010 e R$ 2,3 bilhões até 2014. Segundo o
relatório do governo, no Eixo Leste 71% das obras estariam realizadas e no Eixo
Norte a conclusão era 46%.
Dilma visitará as obras em Cabrobó (PE), sobrevoará
o Eixo Norte e seguirá para Mauriti, no Ceará . À noite, a presidente se reúne
em Juazeiro do Norte ,(CE) com as empresas responsáveis por parte das obras do
projeto de integração.
Na
quinta-feira (9), o foco será a Ferrovia
Transnordestina, obra de 1,7 mil km que vai ligar o interior do Nordeste aos
portos de Pecém (CE) e Suape (PE).
COM O
GOVERNADOR DO CEARÁ
A presidente
Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes visitaram quarta-feira,(8), as obras da
Transposição do Rio São Francisco. A visita começou pela manhã em Floresta
(PE) e seguiu para a barragem de Areias
(PE).
A comitiva
seguiu para Mauriti (CE), na região do Cariri, e no início da noite, a
Presidenta se reunirá com os governadores do Ceará, de Pernambuco (Eduardo
Campos) e do Piauí (Wilson Martins), no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do
Norte. Na quinta-feira (9), Dilma e Cid
Gomes, visitarão as obras da Ferrovia Transnordestina.
“A presidente Dilma vem acompanhar as obras, a
execução, e cobrar um ritmo mais intenso, nas duas obras estruturantes mais importantes
que o Nordeste teve em toda sua história, que são a Transposição das Águas do
Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina. Essas duas obras serão
demarcadoras, iniciadoras de uma nova era, principalmente para o interior dos
estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí”, disse Cid
Gomes.
Durante entrevista, o Governador destacou o
projeto dos Cinturão das Águas, que já tem recursos acertados do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC II). “A primeira etapa dele começa exatamente em
Jati, passa pelos municípios de Brejo Santo, Missão Velha, Crato, Barbalha e
chega até Nova Olinda. É uma obra que nós pretendemos já nesse primeiro
semestre licitar”,disse Cid Gomes.
O projeto prevê a retirada de 26,4m³/s de água
(1,4% da vazão da barragem de Sobradinho) que será destinada ao consumo da
população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande
do Norte através das bacias de Terra Nova, Brígida Pajeú, Moxotó, Bacias do
Agreste em Pernambuco, Jaguaribe, Metropolitanas no Ceará, Apodi, Piranhas-Açu
no rio Grande do Norte, Paraíba e Piranhas na Paraíba.
TRANSNORDESTINA
A
Transnordestina é uma ferrovia que liga os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao
cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, um total de 1.728 km.
O objetivo é
elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma
moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado
profundo que podem receber navios de grande porte.
No
território cearense os serviços foram divididos em três trechos: Missão Velha-Acopiara
(183 km ; Piquet Carneiro-Quixadá (179,2 km); e Itapiúna-Porto do Pecém (164,3
km), totalizando 526,5 km de ferrovia.
A implantação da Ferrovia Transnordestina
prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões. A construção da ferrovia permitirá a
integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras
a partir da união de três pontos do sistema ferroviário do Nordeste - Missão
Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE).
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