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Ano 6 - Edição 2451-

- Março

2016 -

Fortaleza-Ceará-Brasil

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

“A presidente Dilma vem acompanhar as obras, a execução, e cobrar um ritmo mais intenso, nas duas obras estruturantes mais importantes que o Nordeste teve em toda sua história, que são a Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina. Essas duas obras serão demarcadoras, iniciadoras de uma nova era, principalmente para o interior dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí”, disse Cid Gomes.


 DILMA PASSA DOIS DIAS EM VISITAS   AS 

OBRAS DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO 

FRANCISCO, QUE LEVARÁ ÁGUA 

POTÁVEL PARA CERCA DE 12 MILHÕES  

DE HABITANTES, EM 390 MUNICÍPIOS  DO  

AGRESTE E DO SERTÃO NORDESTINO

A presidente Dilma Rousseff iniciou quarta-feira, (8), uma viagem de dois dias pelo Nordeste para vistoriar o andamento das obras do projeto de integração do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina.

A presidente visitará  sete municípios de Pernambuco e do Ceará. Além de visitar as obras, Dilma deverá se reunir com técnicos e representantes das construtoras envolvidas nos projetos.
A presidente desembarcou por volta das 10h, em Paulo Afonso (BA)e de seguiu para Floresta (PE), primeiro ponto do roteiro de vistoria das obras.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional tem como objetivo assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

A obra está dividida em duas parte: O Eixo Leste, com 220 quilômetros onde está prevista a construção de canal, estações de bombeamento, reservatórios, túneis e aquedutos entre os municípios de Monteiro e Floresta, ambos na Paraíba. No Eixo Norte, que tem 402 km, o trabalho será realizado entre as cidades de São José de Piranhas (PB) e Cabrobó (PE).

Quando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado, em 2007, a previsão era que o Eixo Leste fosse concluído até junho de 2010, com custo total de R$ 1,58 bilhão. Para o Eixo Norte, a data de conclusão estava marcada para dezembro de 2012, com custo total de R$ 3,4 bilhões.

No último balanço do PAC, no entanto, feito em novembro do ano passado, a data de conclusão do Eixo Leste foi adiada para dezembro de 2014, e o investimento realizado somava R$ 2,8 bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão já foram investidos entre 2007 e 2010 e mais R$ 1 bilhão está previsto até 2014.

VISITA AS OBRAS

A nova data de conclusão do Eixo Norte é dezembro de 2015, e o investimento subiu para R$ 4 bilhões – R$ 1,7 bilhão entre 2007 e 2010 e R$ 2,3 bilhões até 2014. Segundo o relatório do governo, no Eixo Leste 71% das obras estariam realizadas e no Eixo Norte a conclusão era 46%.

Dilma  visitará as obras em Cabrobó (PE), sobrevoará o Eixo Norte e seguirá para Mauriti, no Ceará . À noite, a presidente se reúne em Juazeiro do Norte ,(CE) com as empresas responsáveis por parte das obras do projeto de integração.

Na quinta-feira (9), serão inspecionadas as obras na  Ferrovia Transnordestina, obra  de 1,7 mil km, que vai ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).

O roteiro de Dilma começa no município cearense de Missão Velha, em um dos lotes mais adiantados da obra. De lá, a comitiva segue para São José do Belmonte (PE) e, mais tarde, para Salgueiro.

Alguns trechos da ferrovia estão mais adiantados, como os 96 km entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE), que estão com 99% da infraestrutura concluída, segundo o balanço mais recente do PAC.
Outros trechos, como o de 420 km entre Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI) e o de 306 km entre Salgueiro (PE) e Suape, também em Pernambuco, têm pouco mais de 30% da infraestrutura pronta.

A parte da ferrovia que liga os municípios cearenses de Pecém e Missão Velha (527 km) estava com 4% da infraestrutura pronta em setembro do ano passado. 

Quando a construção da ferrovia foi incluída no PAC, em 2007, a expectativa é que ela fosse concluída três anos depois. Mas a data de conclusão foi sendo alterada e, no último balanço do programa, apresentado em novembro do ano passado, a previsão para o término da obra era o dia 31 de dezembro de 2014.

Os valores da obra também aumentaram. Em 2007, a previsão era gastar R$ 4,5 bilhões na construção da ferrovia, mas até 2010 já tinham sido investidos R$ 2,06 bilhões, com previsão de mais R$ 3,24 bilhões entre 2011 e 2014.

A presidente Dilma Rousseff iniciou quarta-feiras,(8), uma viagem de dois dias pelo Nordeste para vistoriar o andamento das obras do projeto de integração do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina.

A presidente visitará por sete municípios de Pernambuco e do Ceará. Além de visitar as obras, Dilma deverá se reunir com técnicos e representantes das construtoras envolvidas nos projetos.

A presidente desembarcour por volta das 10h, em Paulo Afonso (BA)e de seguiu para Floresta (PE), primeiro ponto do roteiro de vistoria das obras.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional tem como objetivo assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

A obra está dividida em duas parte: O Eixo Leste, com 220 quilômetros onde está prevista a construção de canal, estações de bombeamento, reservatórios, túneis e aquedutos entre os municípios de Monteiro e Floresta, ambos na Paraíba. No Eixo Norte, que tem 402 km, o trabalho será realizado entre as cidades de São José de Piranhas (PB) e Cabrobó (PE).

Quando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado, em 2007, a previsão era que o Eixo Leste fosse concluído até junho de 2010, com custo total de R$ 1,58 bilhão. Para o Eixo Norte, a data de conclusão estava marcada para dezembro de 2012, com custo total de R$ 3,4 bilhões.

No último balanço do PAC, no entanto, feito em novembro do ano passado, a data de conclusão do Eixo Leste foi adiada para dezembro de 2014, e o investimento realizado somava R$ 2,8 bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão já foram investidos entre 2007 e 2010 e mais R$ 1 bilhão está previsto até 2014.

VISITA As OBRAS


“A presidente Dilma vem acompanhar as obras, a execução, e cobrar um ritmo mais intenso, nas duas obras estruturantes mais importantes que o Nordeste teve em toda sua história, que são a Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina. Essas duas obras serão demarcadoras, iniciadoras de uma nova era, principalmente para o interior dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí”, disse Cid Gomes.
A nova data de conclusão do Eixo Norte é dezembro de 2015, e o investimento subiu para R$ 4 bilhões – R$ 1,7 bilhão entre 2007 e 2010 e R$ 2,3 bilhões até 2014. Segundo o relatório do governo, no Eixo Leste 71% das obras estariam realizadas e no Eixo Norte a conclusão era 46%.
Dilma  visitará as obras em Cabrobó (PE), sobrevoará o Eixo Norte e seguirá para Mauriti, no Ceará . À noite, a presidente se reúne em Juazeiro do Norte ,(CE) com as empresas responsáveis por parte das obras do projeto de integração.
Na quinta-feira (9), o foco será a  Ferrovia Transnordestina, obra de 1,7 mil km que vai ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).

COM O GOVERNADOR DO CEARÁ

A presidente Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes visitaram quarta-feira,(8), as obras da Transposição do Rio São Francisco. A visita começou pela manhã em Floresta (PE)  e seguiu para a barragem de Areias (PE).
A comitiva seguiu para Mauriti (CE), na região do Cariri, e no início da noite, a Presidenta se reunirá com os governadores do Ceará, de Pernambuco (Eduardo Campos) e do Piauí (Wilson Martins), no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte.  Na quinta-feira (9), Dilma e Cid Gomes, visitarão as obras da Ferrovia Transnordestina.
 “A presidente Dilma vem acompanhar as obras, a execução, e cobrar um ritmo mais intenso, nas duas obras estruturantes mais importantes que o Nordeste teve em toda sua história, que são a Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina. Essas duas obras serão demarcadoras, iniciadoras de uma nova era, principalmente para o interior dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí”, disse Cid Gomes.

Durante entrevista, o Governador destacou o projeto dos Cinturão das Águas, que já tem recursos acertados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). “A primeira etapa dele começa exatamente em Jati, passa pelos municípios de Brejo Santo, Missão Velha, Crato, Barbalha e chega até Nova Olinda. É uma obra que nós pretendemos já nesse primeiro semestre licitar”,disse Cid Gomes.

O projeto prevê a retirada de 26,4m³/s de água (1,4% da vazão da barragem de Sobradinho) que será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte através das bacias de Terra Nova, Brígida Pajeú, Moxotó, Bacias do Agreste em Pernambuco, Jaguaribe, Metropolitanas no Ceará, Apodi, Piranhas-Açu no rio Grande do Norte, Paraíba e Piranhas na Paraíba.

TRANSNORDESTINA

A Transnordestina é uma ferrovia que liga os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, um total de 1.728 km.

O objetivo é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.

No território cearense os serviços foram divididos em três trechos: Missão Velha-Acopiara (183 km ; Piquet Carneiro-Quixadá (179,2 km); e Itapiúna-Porto do Pecém (164,3 km), totalizando 526,5 km de ferrovia.

 A implantação da Ferrovia Transnordestina prevê um investimento de R$ 6,5 bilhões. A construção da ferrovia permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras a partir da união de três pontos do sistema ferroviário do Nordeste - Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE).

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