JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - MULTIMÍDIA

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - SUPLEMENTO - JM JORNAL DO MUNDO: A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, LITERATURA, VÍDEOS, FOTOS, SOM&IMAGEM E MUITO MAIS! A NOTÍCIA INFORMANDO E FORMANDO OPINIÕES. CONTATOS: jmjornaldomunicipio@gmail.com

JM JORNAL DO MUNICÍPIO:

SUPLEMENTO JM JORNAL DO MUNDO- JORNAL MULTIMÍDIA EM TEMPO REAL

Ano 6 - Edição 2451-

- Março

2016 -

Fortaleza-Ceará-Brasil

segunda-feira, 17 de março de 2014

JM PESQUISA : OS CINCO EXERCÍCIOS PARA OS 30% QUE NUNCA SE EXERCITAM - Os gordinhos vão dominar o mundo? Talvez essa assertiva não seja totalmente verdadeira, mas hoje sabemos, e os meios científicos confirmam que a obesidade já atinge um terço da população mundial.O Ministério da Saúde divulgou , recentemente, uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. No estudo, 42,7% da população já estava acima do peso ideal no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5%.

CINCO EXERCÍCIOS PARA MANTER A FORMA FÍSICA DOS QUE NÃO SE EXERCITAM REGULARMENTE
Em matéria publicada no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Dra. Rosana Radominski, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, diz que os novos resultados não são novidade, se comparados com os de 2010.
-O dado agravante é o aumento de mais de 0,5% do excesso de peso e da obesidade em um ano. Isso é alarmante, se formos extrapolar os dados para os próximos dez anos”, alerta a médica especialista.

O estudo também revelou que o sobrepeso é maior entre os homens. 52,6% deles está acima do peso ideal e entre as mulheres, esse valor é de 44,7%. A pesquisa afrimas ainda afirma ainda que o excesso de peso nos homens começa na juventude. Entre os 18 e 24 anos, quando 29,4% já estão acima do peso. Entre 25 e 34 anos são 55% e entre 34 e 65 anos esse número sobe para 63%.

Entre as mulheres a estatística afirma que 25,4% apresentam sobrepeso entre 18 e 24 anos e 39,9% entre 25 e 34 anos. Entre 45 e 54 anos, o valor mais que dobra, se comparando com a juventude, passando para 55,9%.

Para a Dra. Rosana, as mulheres por natureza têm maior adiposidade e menor massa muscular do que os homens e estas alterações são hormônio – dependente, como os estrogênios x testosterona.

Os homens têm maior tendência à adiposidade visceral ou gordura abdominal ou panículo adiposo, mesmo quando em sobrepeso.

-Isto é tão ou mais preocupante que o aumento de peso nas mulheres, já que é fato a relação da obesidade visceral e doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemias e alta mortalidade, diz a médica.
A Dra Rosana diz ainda que esse aumento do peso traz prejuízos que só para saúde, de um modo geral, e para a qualidade de vida da população.

-No Brasil não existem dados concretos publicados sobre os custos diretos e indiretos relacionados à obesidade e suas complicações, mas tomando como exemplo o que acontece em países como os Estados Unidos, estes custos que já são altíssimos, e tendem a ficar ainda maiores afirma ..

A pesquisa do Ministério da Saúde revela também que 34,6% dos brasileiros comem em excesso carnes com gordura e mais da metade da população (56,9%) bebe leite integral regularmente, tornando esse fator um dos principais responsáveis do excesso de peso e da obesidade no Brasil.

Além disso, 29,8% dos brasileiros consumem refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana. Por outro lado, apenas 20,2% ingerem a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças.

“Os hábitos alimentares do brasileiro não mudam: Aqui se come poucas frutas e verduras desde sempre, sendo quase um habito cultural. Nós não estamos comendo menos frutas e vegetais hoje do que há anos atrás. Da mesma forma que a carne gordurosa é a preferência nacional desde há muito tempo.

 O que tem mudado ao longo dos anos no país é o aumento do consumo de alimentos refinados, industrializados, os chamados produtos prontos, que possuem alto teor calórico, além de excesso de sódio (alguns embutidos), além dos corantes e conservantes artificiais, que dão gosto e sabor aos produtos, mas que fazem, também, um grande mal a saúde do brasileiro.

Outro fator determinante da obesidade mórbida, apesar dos números, e o sedentarismo que não diminuiu muito no Brasil, se analisarmos os dados anteriores. Os homens usam seu tempo de lazer fazendo atividade física e isso, também é cultural, mas não quer dizer que façam exercícios regularmente.

No mundo moderno muitos fatores contribuem para esse sedentarismo. A atividade física é igual entre os sexos, mas o tempo na frente da TV é cada vez maior entre os homens. As mulheres , apesar de liderar as novelas, reagem de modo diferente, de acordo o nível de escolaridade. Segundo a especialista “ são as mais conscientes dos problemas relacionados ao peso e procuram fazer atividades programadas”.


ONDE ESTA O EXCESSO DE PESO NO BRASIL?
Para o Ministério da Saúde, Porto Alegre é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (55,4%), seguida por Fortaleza (53,7) e Maceió (53,1).
As capitais que possuem o menor índice de pessoas com sobrepeso estão São Luís (39,8%), Palmas (40,3%), Teresina (44,5%) e Aracaju (44,5%). São Paulo apresenta 47,9% de pessoas com excesso de peso. A proporção no Rio de Janeiro é de 49,6%, e no Distrito Federal é de 49,1%.

A capital com mais obesos é Macapá (21,4%), seguida por Porto Alegre (19,6%), Natal (18,5%) e Fortaleza (18,4%). As capitais com menor quantidade de obesos são: Palmas (12,5%), Teresina (12,8) e São Luís (12,9%).

São Paulo tem uma proporção de obesos da ordem dos 15,5%, e o Rio de Janeiro tem um percentual de 16,5%, sendo o Distrito Federal a capital onde os obesos representam 15% da população. Matéria pesquisada: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)


CINCO EXERCÍCIOS PARA MANTER A FORMA FÍSICA DOS 30% QUE NÃO SE EXERCITAM REGULARMENTE

Cerca de 30% dos britânicos nunca se exercitam, de acordo com o instituto de pesquisa Mintel. Mas o que as pessoas podem fazer para ficar um pouco mais em forma sem ter gastos adicionais, inconveniências ou constrangimento?

1. Suba e desça escadas. O exercício não precisa levar uma hora inteira. Esforço em ritmo acelerado por períodos curtos pode trazer muitos benefícios. A guru da boa forma Rosemary Conley sugere a subida e descida de escadas em casa mesmo. "É de graça, não leva muito tempo e exercita o fôlego", diz ela.

2. Faça a prancha. Rosto virado para o chão, braços posicionados em forma de L, pernas firmes e nádegas alinhadas com o resto do corpo (sem levantá-las para o alto). A prancha, detestada por muitos, é o melhor exercício para melhorar as condições físicas do centro do corpo, segundo Elliot Lake, gerente da Bootcamp Pilates.

"Fique na posição por 30 segundos, três vezes pode semana e isso será uma grande ajuda", diz ele. A região do centro do corpo é composta por músculos profundos que conectam as partes de cima e de baixo do organismo, incluindo o estômago, as costas, os quadris e as nádegas.

O exercício trás benefícios para o estômago, ajuda a melhorar a postura e exercita a coluna. "A ideia é que você tente chegar a um minuto na posição, três vezes por semana", diz Lake.

3. Passe o aspirador em casa – "É trabalho pesado e você vai suar", diz Conley. "Lavar o carro também é uma boa assim como cortar a grama". O benefício, segundo Conley é elevar os batimentos cardíacos.
Programar um alarme é uma das dicas para ficar em forma

4. Escreva o alfabeto com sua perna - Esse é um outro método usado por Conley. "Sente-se, levante uma perna e desenhe um alfabeto imaginário no ar com um dedo do pé. Depois faça isso com a outra perna", afirma. "É fácil porque você pode fazer o exercício assistindo televisão, por exemplo".

5. Programe um alarme. "Caminhar um pouco sempre é muito útil", diz o médico Lauren Sherar, um estudioso de atividades físicas e saúde pública da universidade Loughborough, no leste da Inglaterra.

"Coloque um alarme em seu telefone para ficar em pé por cinco minutos regularmente. Ou então dar uma caminhada pelo mesmo período de tempo", diz. Pesquisas médicas revelam que ficar sentado por muito tempo diminui a expectativa de vida. Já ficar em pé regularmente melhora a saúde. "Ficar em pé por cinco minutos a cada meia hora é algo totalmente possível", afirma Sherar. FONTE: BBC DO BRASIL

Nenhum comentário:

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.