JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - MULTIMÍDIA

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - SUPLEMENTO - JM JORNAL DO MUNDO: A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, LITERATURA, VÍDEOS, FOTOS, SOM&IMAGEM E MUITO MAIS! A NOTÍCIA INFORMANDO E FORMANDO OPINIÕES. CONTATOS: jmjornaldomunicipio@gmail.com

JM JORNAL DO MUNICÍPIO:

SUPLEMENTO JM JORNAL DO MUNDO- JORNAL MULTIMÍDIA EM TEMPO REAL

Ano 6 - Edição 2451-

- Março

2016 -

Fortaleza-Ceará-Brasil

quarta-feira, 13 de maio de 2015

DIA DOS PRETOS VELHOS, FESTA NA SEARA DE OXALA, CASA DE XANGÔ, NA CIDADE 2000


DIA DOS NEGROS: 127 ANOS DA ASSINATURA DE LEI ÁUREA PELA PRINCESA ISABEL

DIA DOS PRETOS VELHOS

A Umbanda, religião brasileira calcada no sincretismo religioso, comemora hoje, dia da Libertação dos Escravos, o dia dos Magos do Astral, representados pelos Pretos Velhos, mártires da escravidão e do sofrimento preconceituoso, que ainda existe hoje, no Brasil, cento e vinte  sete anos depois da assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel.


Apesar da Lei Afonso Arinos, que penaliza o crime da discriminação racial, o negro ainda é rejeitado, embora a Nação tenha absorvido sua cultura de um modo geral: comidas, musica, dança, artes, rituais defensivos ( Capoeira),vestimentas, cores, linguagem, religião e a própria raça, miscigenada na mistura de brancos com negros, de negros com índios, - e vice-versa, o que nos torna uma nação de mulatos, mamelucos ou mestiços, que formam hoje a raça brasileira.


Do ponto de vista religioso, O Candomblé – religião que cultua os Orixás Africanos, suas crenças e costumes – se distancia da Umbanda – por seguir mais ao “pé da letra” os usos e costumes africanos – enquanto a Umbanda, considerada a verdadeira Religião brasileira, - surgia em 1914, em Neves, Niterói -  com o proposito de combater a feitiçaria e as praticas esdrúxulas do magismo desvirtuado pela Goércia, na IDADE Media , e que chegou  ao pais com os portugueses e outras culturas europeias.


A Umbanda, instruída numa mesa espirita em Neves, por aquele que se chamou “ Caboclo das Sete Encruzilhadas”, trouxe o fundamento do Evangelho Segundo o Espiritismo, sincretizou os Santos católicos com os Orixás africanos, por similitude as suas atuações doutrinarias no cristianismo, foi buscar o conhecimento do hinduísmo, budismo, esoterismo, das artes magicas da Teurgia, e o conhecimento ancestral dos nossos pajés, índios, caboclos, mestiços, sem deixar de lado a cultura cigana e todas as manifestações de liberdade do ser, na sua busca por Deus, a quem chamam de ZAMBI, ORUMILÁ, OBATALA OU JAVE, TETRAGRAMATON, OM, OXALÁ –A EXPRESSÃO MAIOR DESSA LIGAÇÃO COM DEUS, ENTRE OS UMBANDISTAS.


Hoje é dia dos Pretos de almas brancas, vermelhas, amarelas, violetas, azuis e verde, tal a gama de espectros que esse “CONJUNTO DAS LEIS DIVINAS “  ( o que significa UMBANDA em dialetos africanos) – se expressa, com a missão de servir a Oxalá, de pregar e executar a caridade, o perdão, a compaixão pelo mundo das mídias sociais e dessa  sociedade global de consumo, belicosa e desumana.


E porque não dizer, VIVA OS NEGROS, VIVA A NEGRITUDE, VIVA A PRINCESA ISABEL, DRAGÃO DO MAR, CASTRO ALVES, MANOEL BANDEIRA e tantos outros gritos que ecoaram e se somaram pelo Brasil e que possibilitam o dia 13 de maio de 1888, e a respectiva assinatura da Lei Áurea.

Hoje, 13 de MAIO DE 2015, temos a honra de chamar a Terra, através do fenômeno da incorporação, essas falanges de magos do astral, pretos  e pretas velhas, ( AS SANTAS ALMAS BENDITAS) , com sua sabedoria, conhecimento e humildade.


Na SEARA DE OXALA, CASA DE XANGÔ – CENTRO DE UMBANDA ESOTÉRICA PAI CONGO DO MAR, RECEBEREMOS OS FILHOS DE FÉ E COMPARTILHAREMOS DE UMA FARTA MESA DE COMIDAS AFRICANAS,  em homenagem a LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS, as 15 horas, na cidade 2000.


 FESTEJAMOS TAMBÉM A APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA,  AOS TRES PASTORINHOS EM FÁTIMA, PORTUGAL, porque, deixando o sincretismo de lado, os PRETOS VELHOS sempre foram devotos do ROSÁRIO DA VIRGEM MARIA. A FESTA E ABERTA AOS AMIGOS  E FREQUENTADORES DO CENTRO.

PAI ÓRION DE XANGO
____________


A LEI IMPERIAL N° 3.353 : A LEI ÁUREA

“A Lei Imperial n.º 3.353, mais conhecida como Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotegipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".

Num domingo, a 13 de maio de 1888, dia comemorativo do nascimento de D. João VI, foi assinada por sua bisneta a Dona Isabel, princesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva a lei que aboliu a escravatura no Brasil. O Conselheiro Rodrigo Augusto da Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.

O projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara do Deputados, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 8 de maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888, na Câmara Geral.

A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva no dia 11 de maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 de maio. Foi votada e aprovada, em primeira votação no dia 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levado à sanção da Princesa Regente.

Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888.

O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888.

O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi a Mauritânia, somente em 9 de novembro de 1981, pelo decreto n.º 81.234”.

FONTE DE PESQUISA: WIKIPÉDIA



OS CEM ANOS DE MARIA ANTONIETA ALVES DE PONTES


 NESTA DATA ESPECIAL DA LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS OUTRA GRANDE ALEGRIA: OS CEM ANOS DE NOSSA QUERIDA "TIINHA": UMA VIDA DEDICADA A SERVIR AO PRÓXIMO, CUMPRINDO SEU VOTO DE POBREZA E DANDO QUASE TUDO QUE CONQUISTOU POR DIREITO, PARA OS SOBRINHOS E AMIGOS. PROFESSORA APOSENTADA, CATEQUIZADORA , FILHA DE MARIA, QUE RENUNCIOU A TUDO POR SUA FÉ E VIVE AINDA PARA SERVIR! COMO DISSE JESUS: OS MANSOS E OS HUMILDES POSSUIRÃO A TERRA! OBRIGADO "TIINHA" POR TUDO QUE TEM FEITO  NESSES CEM ANOS DE EXISTÊNCIA. A NOITE , UMA COMEMORAÇÃO SINGELA PARA ESSA "JOIA RARA". QUE OUTROS PARENTES LHES SIGAM OS PASSOS E A´FÉ!

Nenhum comentário:

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.