

DIA DE FESTA NA SEARA DE OXALÁ, CASA DE XANGÔ: OXOSSI, O REI DA MATA REINA COM O SEU AXÉ!
A Seara de Oxalá, Casa de Xangô, festeja no dia 19 e 20 Oxossi, o Rei da Mata, o dono dos caminhos, médico, cientista, curador, agricultor, força de Deus também, na catequese, dono de tudo que e verde e nasce sobre a terra. Oxossi é considerado na Umbanda o protetor dos caboclos, índios, bugres ou seus descendentes. É a força de Deus que atua sobre as matas, sendo o responsável pelos alimentos, o bem estar físico, a saúde física e espiritual dos seres humanos.
Na tradição umbandista Oxossi é sincretizado com São Sebastião, na maioria dos estados brasileiros , ou com São Jorge em outros. Costuma-se venerar Oxossi na véspera e dia de São Sebastião , o santo católico que foi flechado em uma laranjeira por aceitar o cristianismo, desobedecendo ao Império Romano.
Oxossi é considerado ainda o medico, cientista e curador, que com a fitoterapia livra a humanidade dos males físicos e morais, pois suas ervas são usadas não só como remédio, mas como banhos fluídicos , (abós) de descarga de energias deletérias, condensadas na aura humana por feitiços e bruxarias.
Na Umbanda, religião brasileira oriunda do sincretismo com o catolicismo, esoterismo, kardecismo, budismo, induísmo e outras tendencias misticas do fim do Século IX/ XX, Oxossi é Orixá (Ori= Anjo e Xá= o que reina acima da cabeça), das matas e uma das sete forças divinas que dá a todos força para a luta do trabalho, da providencia , da afirmação positiva que gera e nutre a vida no planeta, com seus vegetais, frutos, legumes,sementes,folhas que curam e que podem matar, como a beladona.
Seu reino mítico é o Juremal, Jurema ou Juremá (céu paradisíaco onde repousam os caboclos, índios e os ancestrais da raça, que compõem a Cúpula Astral de Umbanda, confraria mistica que dita os caminhos da religião brasileira).
Oxossi expande as energias positivas e espirituais e as irradia sobre a raça humana, impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, ou os caminhos de aprimoramentos que têm que trilhar na existência humana, com isso garantindo aos entes mais fragilizados, a doutrina evangélica ou cristisca, de forma firme, amorosa, desenvolvendo assim o saber religioso e a fé.
A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Iemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre certeira.
A Umbanda, considerada por muitos como fundada em 1908, é expressão do sincretismo ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos. Por reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do centro-sul do Brasil, e São Jorge, no estado da Bahia.
Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre certeira. Sua cor é o verde das matas, sua libação agua e mel, ou licores, frutas diversas, coco e mel, milho verde, jerimuns, inhames, macaxeira e batatas, feijões, tudo que a terra nos dá e as caças vivas, aves e outros animais.
Na Seàra de Oxalá, Casa de Xangô fundada pelos babalaôs, Amarílio de Oxalá e Orion de Xangô, em 1987, no Rio de Janeiro, esta data é festejada anualmente.
Posteriormente, como o desaparecimento de Amarílio de Oxalá e com a vinda de Orion de Xangô para Fortaleza , em 1985, ano após ano festeja-se Oxossi, força viva de Deus (Olorum), no coração dos que amam a natureza, a doutrina cristã, a fé em nossos ancestrais e nos destinos da humanidade voltada para o amor e a caridade..
A Seara de Oxalá tem sede na Alameda Maria da Gloria, 260 B,quadra 6, Cidade 2000 e a festa de Oxossi (alvorada?) começa as 15 horas, com entrada franca para umbandistas e adeptos.
A Umbanda, considerada por muitos como fundada em 1908, é expressão do sincretismo ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos. Por reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do demais centro -sul do Brasil, e São Jorge, no estado da Bahia.
PAI ÓRION DE XANGÔ



.jpg)
.jpg)
.jpg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário