JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - MULTIMÍDIA

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - SUPLEMENTO - JM JORNAL DO MUNDO: A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, LITERATURA, VÍDEOS, FOTOS, SOM&IMAGEM E MUITO MAIS! A NOTÍCIA INFORMANDO E FORMANDO OPINIÕES. CONTATOS: jmjornaldomunicipio@gmail.com

JM JORNAL DO MUNICÍPIO:

SUPLEMENTO JM JORNAL DO MUNDO- JORNAL MULTIMÍDIA EM TEMPO REAL

Ano 6 - Edição 2451-

- Março

2016 -

Fortaleza-Ceará-Brasil

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

POETAS, ESCRITORES, ARTISTAS, NÃO MORREM : HOMENAGEM PÓSTUMA AO POETA E ESCRITOR , PASCHOAL GUIDA


ARTISTA,POETA, ESCRITOR, NÃO MORRE: SE ENCANTA COMO  A BORBOLETA.

Não fosse eu um espiritualista convicto, um crente na ressurreição e reencarnação das almas filhas de Deus, talvez hoje estivesse triste a lamentar a ida de um grande amigo, que o tempo cuidou de separar, mas que ao longo de mais de dois anos fomos unha e carne, na luta pelas letras, artes e por poemas em Cachoeiras de Macacu, quando lancei o JM Jornal do Município naquela cidade em 1981.

Ontem , ligando para outro grande amigo, Nilmar Marques, não consegui falar com ele. Ai lembrei-me de Paschoal  Guida e, apesar do Nilmar morar em Alcântara e o Pascoal em Cachoeiras, tentei saber se ele tinha noticias do Nil naquelas Bandas de Cachoeiras de Macacu.

Quem atendeu o telefonema foi a   Roseane a, esposa de Pascoal, que me deu a fúnebre noticia sem muitas reservas.

-Alô, (e como ouvi uma voz de mulher, indaguei):

- É a Roseane, a mulher do Pascoal?

- É sim!

-Chama o Pascoal pra mim?

- Quem tá falando?

-´E o Zé Mario (era assim que ele me chamava).

- O Zé Mario ?

-Sim, o Zé Mario!

- Mario lamento informar, mas o Pascoal morreu há quatro meses.
Fiquei perplexo. Uma pausa e perguntei:

- De quê?

De doença ruim, disse.

-Que doença ruim (podia ser uma  infinidade).

-Câncer, ela respondeu.

Há uns quatro meses atrás Paschoal Guida escreveu  um novo romance e ficou de me mandar, mas o livro em Fortaleza não chegou. Vivíamos tão longe um do outro, que nossas vidas pertenciam as nossas memorias: Paschoal tomando uma caninha, fumando um cigarro atrás do outro. Posando para fotos do Jornal do Município, escrevendo poemas atrás de poema para ser publicado. 

Paschoal com o prefeito Manoel da Silva, com Cezar de Almeida, com Zé Branco, com Dr. Monerat ou com o ex-prefeito Rui. Paschoal com Ubirajara Muniz. Paschoal livre, vibrante pelo jornal e por nossa breve missão naquela cidade, eu  e Nilmar.

Paschoal tomando banho de rio com Leléu e Marcelo, seus filhos (hoje homens casados). Pascoal sonhando  com um mundo de glamour que ficara para trás nos tempos do cinema pornô ou das novelas de revistas que protagonizou, como galã, no Rio de Janeiro, no tempo das pornochanchadas.

Paschoal gostava de escrever a mão. Abominava a maquina de escrever ou o computador. Era uma dessas almas puras, sinceras, diretas, justiceira ao extremo. Escreveu muitos livros e muitos poemas. “Bobeei Mãe” era um dos que gostava mais e até hoje esta publicado no JM porque ele nada mais me mandou e deixei  ali, como homenagem aquele homem puro, capiau das grandes e pequenas cidades, amante da família e dos filhos, idolatrado pela cidadezinha onde escolheu para terminar seus dias.

Paschoal não tinha medo da morte e em seus romances o tema estava sempre presente. Sempre me incentivava a um dia voltar a Macacu, pois os que me ameaçaram  no passado, e me puseram pra correr da cidade, por tentar exercer a livre missão jornalística, segundo ele – estavam todos mortos!

Cachoeiras de Macacu onde fiz grandes amigos, entre os quais Dr. Manoel da Silva, Dr.Alney e Miguel Guida, este último irmão de Paschoal, nunca saíram de minhas memórias e estão eternizados em meus livros, em contos ou crônicas.

E desse tempo bom, de grande felicidade,  e desta vida simples que troquei ao deixar o Rio de Janeiro e os grandes jornais, como O GLOBO,  nunca pude esquecer aquele tempo mágico, cheio de esperanças, quando o Brasil já se preparava para as Diretas  e podíamos escrever e publicar sem censura direta nossos textos e aspirações.

Paschoal não morreu como muitos podem pensar. Morreu o câncer que tentou o matar, porque nada neste mundo mata um escritor, um poeta, uma alma livre que soube, acima de tudo amar, no breve espaço de tempo desta vida!
ÓRION LIMA


BOBEEI, MÃE...

PASCHOAL GUIDA

AINDA NUMA NOITE DESSAS
O CÉU TAVA ZUNINDO DE TANTAS ESTRELAS
E EU NEM ME LEMBREI DE GUARDAR UMAS
PRA DAR A VOCÊ, NO DIA DAS MÃES...
 EU BOBEEI.
 MAS TAMBÉM SE ALGUÉM ME VISSE
TREPADO NO TELHADO, CATANDO ESTRELAS,
HAVERIA DE PENSAR:
- ELE TÁ FICANDO DOIDO!
ROUBANDO AS COISAS DE DEUS
PRA DAR PARA UMA MULHER?
 MAS EU SÓ TERIA FEITO POR UMA SANTA
E GARANTO QUE DEUS, NEM IA SE INCOMODAR...
 QUEM SABE ATÉ ELE PENSE IGUAL A MIM,
QUE TODAS AS MÃES SÃO SANTAS?
SENÃO ELE NÃO DAVA AQUELE JEITINHO
DE JESUS NASCER DE UMA MULHER!
 MAS AGORA, TÔ PENSANDO... TALVEZ
A MINHA IDÉIA NEM FOSSE BOA.
 QUEM SABE AS ESTRELAS FICASSEM
CHEIRANDO A COISA GUARDADA?
 A NÃO SER QUE EU JUNTASSE AS ESTRELAS
A UMA PORÇÃO DE ROSAS!
 AH, MÃE! EU BOBEEI! E SÓ VOCÊ AGORA
NO SEU JEITO DE SANTA
É QUE PODE ME PERDOAR,
POR NÃO TER UM PUNHADO DE ESTRELAS
COM CHEIRO DE ROSAS,

PRA LHE DAR...

Um comentário:

Gabriel Pontes disse...

Lamento a perda, mas não vejo melhor forma de escritor ser homenageado do que com um belo texto como esse.

Que sua energia, agora no cosmos, possa alimentar-nos de criatividade. Um poeta, um escrito, não morre: Ele vive nos textos, e neste poema que agora está vivo em mim também!

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.