--------------------------------
IN MEMÓRIAN
-------------------------------
FINAL DE SEMANA COM PASCHOAL GUIDA – PORQUE POETAS, ESCRITORES, ARTISTAS NÃO MORREM, SE ENCANTAM COMO AS BORBOLETAS
IN MEMÓRIAN
-------------------------------
FINAL DE SEMANA COM PASCHOAL GUIDA – PORQUE POETAS, ESCRITORES, ARTISTAS NÃO MORREM, SE ENCANTAM COMO AS BORBOLETAS
Paschoal, BORBA, Mario
Conheci Paschoal Guida na porta da prefeitura de Cachoeiras de Macacu em 1981. A época tentava um contato com o prefeito Manoel da Silva. Paschoal , como sempre solicito, levou-me ao gabinete do prefeito. Ali começava uma amizade eterna que já trazia em seu bojo as peias do destino.
Em 1979 deixei o grande jornalismo no Rio. A época trabalha em O Globo e assinava matérias semanais, no Diário Popular de São Paulo. Estava cansado da vida na grande cidade e da agitação de passeatas, da grita por liberdade e pela consolidação da frágil democracia de então.
Não fazia muito tempo que comprara um sitio de 10 hectares em Itaboraí, município conhecido por produzir laranjas e caminho para Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo . Foi assim que uma nova amizade se consolidou. Havia criado um jornalzinho, O MUNICIPALISTA”, para o PDS, do prefeito Rui , que nesse número ficou, mas abrindo espaço para meu próprio jornal, o JM JORNAL DO MUNICIPIO, em 1981 . (Continua no meu próximo livro, KABALA 7)
VEJA ALGUNS VIDEOS FEITOS POR PASCOAL QUE BEM MOSTRAM SUA ALEGRIA DE VIVER, SUA POESIA E VERSATILIDADE. COMO ESQUECER PESSOAS ASSIM, COM ESSA CHAMA VIVA, CAPAZ DE MOTIVAR E CONTAMINAR MULTIDÕES?
PASCHOAL CONTINUA VIVO E FAZ PARTE DAS NOSSAS HISTORIAS . POR ISSO VIVERÁ PARA SEMPRE! SÓ PARA RECORDA-LO DEDICAMOS, TAMBÉM AOS LEITORES DO JM ESSE FINAL DE SEMANA COM PASCHOAL.
MEU ETERNO "PÊSAMES" A FAMÍLIA GUIDA : ROSEANE, MARCELO, LEONARDO , (OS OUTROS FILHOS QUE NÃO CONHECI), AO DR. MIGUEL GUIDA, NESSA SINGELA HOMENAGEM, - EMBORA QUE TARDIA , - AO ETERNO E IRREVERENTE POETA PASCHOAL GUIDA,QUE AGORA FAZ POEMAS COM DRUMMOND, VINICIUS LA PRAS BANDAS DO CÉU!
ORION LIMA
(HA 29 A NOS ATRÁS,SIMPLESMENTE "ZÉ MARIO", COMO PASCHOAL GOSTAVA DE ME CHAMAR)
Um comentário:
Veja só como as coisas são. Conheci Pascoal Guida na juventude, quando fizemos uma peça juntos, Casa Grande e Senzala. Depois viajei pra fora do Brasil e nunca mais o vi. De vez em quando me perguntava: por onde andará meu amigo Pascoal? Então hoje entrei no google e pesquisei. Dei com esta página aqui e soube que já havia morrido. Foi um grande amigo, tenho ótimas recordacões dele e tenho seu livro autografado, No Abismo de Minhas Inspirações, uma forma simples, ingenua até, de fazer poesia. Hoje, muito emocionado de
ver que seguimos uma trilha parecida, de poeta e de ator. Descanse em paz, amigo Pascoal. Saudades daqueles tempos do Solar da Fossa.
Mano MELO
Postar um comentário