JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - MULTIMÍDIA

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - SUPLEMENTO - JM JORNAL DO MUNDO: A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, LITERATURA, VÍDEOS, FOTOS, SOM&IMAGEM E MUITO MAIS! A NOTÍCIA INFORMANDO E FORMANDO OPINIÕES. CONTATOS: jmjornaldomunicipio@gmail.com

JM JORNAL DO MUNICÍPIO:

SUPLEMENTO JM JORNAL DO MUNDO- JORNAL MULTIMÍDIA EM TEMPO REAL

Ano 6 - Edição 2451-

- Março

2016 -

Fortaleza-Ceará-Brasil

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

HÁ UM ANO ATRÁS RENASCIA O JM JORNAL DO MUNICÍPIO, HOJE JORNAL DO MUNDO: MAIS DE 28 MIL ACESSOS E 36.900 VISITAS POR PÁGINAS, SEGUNDO ESTATÍSTICA DO GOOGLE.


Papo na Rede, TV Jangadeiro, dezembro 2010 






O JM COMPLETA SEU PRIMEIRO
ANO DE EDIÇÃO DIGITAL

O JM cresceu por dois anos em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro. Inundou  de noticias os 42 municípios fluminenses de então, ( 1981/1982), e foi para a capital do Rio de Janeiro, onde lutou pelas Diretas Já, e pela volta dos direitos individuais e democráticos.

Testemunhou a volta da democracia ao País e granjeou a simpatia de políticos como Leonel Brizola, Ubirajara |Muniz , ( de saudosas memorias) , Manoel da Silva e tantos outros. Recebeu menções honrosas da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e de outras câmaras de municípios fluminenses e, em 1985 adormeceu.

Há um ano, exatamente no dia 04 de novembro de 2010 , o JM ressurgiu das cinzas, como a velha Fênix. Agora no formato digital, on line e em tempo real. A velha equipe de colaboradores e o “sangue novo” foi convocada para fazer  parte desse sonho que se tornou realidade e que vem desafiando o tempo, a tudo e a todos.

Com o designe de Gabriel Pontes, meu filho e estudante de Jornalismo , e com a maestria em Web Designe de Alice Farias Lima, também minha filha ( ambos estudantes da FIC), o jornal alçou voo.

Muitos colaboradores fizeram ele se tornar realidade, como o estudante de Jornalismo Rogério Maia, Igor Moreira Pinto, Libório Leite Filho, Dra. Celina Corte, entre outros. Alguns não estão mais conosco, mas foram peças importantes nesse primeiro ano do JM. A Agência da Boa Noticia, com uma legião de articulistas e outras matérias de interesse comunitário supriu  nossas necessidades , para bem informar .

Afora essas ajudas valiosas, como as de Paschoal Guida , com seus poemas e Nilmar Marques , no Rio, como seus “causos”, nosso dia-a-dia virou uma obsessão: catar noticias que interessem a comunidade mundial da qual fazemos parte, e reuni-las num mesmo lugar: o JM

Graças a mecanismos de pesquisa como os do Google, Youtube,  hoje  o mundo não é de ninguém : é de todos , tal a centralização de  informações, fotos , vídeos , músicas e tudo que o mundo digital nos oferece, num mesmo lugar e a um clique, criando o universo multimídia.

E nesses 360 dias reaprendemos Jornalismo, reescrevemos centenas de noticias, manchetes, chamadas, vinhetas , legendas , de fatos do mundo inteiro, porque vivemos  numa sociedade global, onde a noticia só envelhece, se não for dada a ela aquela “pitada do nosso tempero”, como pregava o escritor Machado de Assis.

E mais: no jornal gutenbergiano ela – a noticia - é fugas, envelhece da noite para o dia. Hoje  uma noticia, um fato, pode ser eternizado , dependendo do uso que fazemos dele, pelo milagre dos blogs e das edições digitais e  em tempo real. O segredo é ser um grande jornalista, mesmo lidando com notícias aparentemente insignificantes. Transformá-las é o nosso mister!

Um toque, uma sílaba, um titulo, uma foto, um vídeo, uma cor, muda tudo: a noticia renasce com outro vigor e pode ser arquivada para sempre. Editar e reeditar uma matéria tem seu segredo na criatividade,  e na nova linguagem do mundo digital, mais pleno de efeitos audiovisuais.

É fácil fazer um simples ” jornalzinho” ,que tem tudo que os grandes tem, menos a  farta conta bancária e uma legião de  bons profissionais? O que é grande ou pequeno no mundo em que vivemos?

Nada é fácil na vida. Tudo exige competência, dedicação, determinismo, perseverança, fé em Deus e em si mesmo, e aquele tino, aquele sexto sentido, que só os jornalistas têm.

E assim trabalhando seis horas por dia chegamos ao primeiro aniversário do JM, hoje não apenas um jornal de municípios, mas um Jornal do Mundo em que vivemos, com mais de 28 mil acessos e 36,900  visitas por pagina, ( estatística do Google), como uma diferença: a liberdade de poder sonhar que a vitória existe para os que acreditam nela.

Costumo dizer que meus filhos estão começando por onde terminei, profissionalmente falando.
Que herança maior pode deixar um pai para seus filhos do que o amor pelo trabalho e os sonhos bons que com perseverança tornamos realidade? 

O JM É MAIS QUE ESSE SONHO. Se tivesse que começar  tudo de novo seria jornalista, escritor ou coisa afim. O melhor dos vinhos não tem esse buquê, nem embriaga como verdadeiro jornalismo.

JOSÉ MÁRIO LIMA (ORION) – DIRETOR EDITOR RESPONSÁVEL

Nenhum comentário:

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.