LEMBRANDO ZUMBI DOS PALMARES 318 ANOS DEPOIS:
HOJE É O DIA NACIONAL
DA CONSCIÊNCIA
NEGRA
Hoje, 20 de novembro o Brasil inteiro comemora o aniversario da morte de Zumbi , líder do movimento ante escravocrata que liderou a luta dos escravos fujões no Quilombo dos Palmares . Hoje é o aniversario de sua morte heroica que aconteceu com a queda do Quilombo dos Palmares em 1695.
A data da morte de Zumbi converteu-se no Dia Nacional da Consciência Negra , uma luta eterna contra o preconceito de cor e contra todos os preconceitos, já que é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
Esse dia foi escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Em todo pais entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da interiorização perante a sociedade.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos, sendo feriado em alguns estados ou regiões. Lembra a morte de Zumbi, no Quilombo dos Palmares, umaocalidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Os escravos eram usados para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, e moravam em senzalas, (barracões) onde dormiam no chão de terra batida.
As primeiras mudanças que antecederam a libertação da escravatura no Brasil só veio em 1871 com a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
A Princesa Isabel ouvindo a crescente grita dos movimentos abolicionistas foi a responsável pela libertação dos escravos, assinando a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, que libertou definitivamente do jugo dos senhores de engenhos, donos de cafezais ou grandes agropecuaristas, dando-lhes o direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
Com a ascensão da esquerda no Pais, principalmente com a eleição de um operário para a Presidência da Republica, ( Luís Inácio Lula da Silva) hoje já temos outras leis, ( Lei Afonso Arinos que proíbe a discriminação do negro),que defendem os direitos do negros, tais como as cotas nas universidades, que vem dando-lhes um maior acesso a cultura, o que no passado distanciou os negros ou afrodescendentes dos bancos universitários e até mesmo de melhores níveis de trabalho.
No tempo da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa. A maioria deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.
Nesse dia é preciso que conscientizemos as pessoas sobre o papel da miscigenação racional, onde a raça negras teve um papel preponderante, juntamente com os brancos (europeus) e índios , os nativo da terra, responsáveis pela formação da raça brasileira e sua cultura. O dia da consciência negra continua a luta contra o preconceito racial, que infelizmente, ainda não foi totalmente erradicado de vez do país.




.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário