JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - MULTIMÍDIA

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - SUPLEMENTO - JM JORNAL DO MUNDO: A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL: NOTÍCIAS, REPORTAGENS, ARTIGOS, LITERATURA, VÍDEOS, FOTOS, SOM&IMAGEM E MUITO MAIS! A NOTÍCIA INFORMANDO E FORMANDO OPINIÕES. CONTATOS: jmjornaldomunicipio@gmail.com

JM JORNAL DO MUNICÍPIO:

SUPLEMENTO JM JORNAL DO MUNDO- JORNAL MULTIMÍDIA EM TEMPO REAL

Ano 6 - Edição 2451-

- Março

2016 -

Fortaleza-Ceará-Brasil

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SALVE ZUMBI DOS PALMARES E O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Esta data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

LEMBRANDO ZUMBI DOS PALMARES 318 ANOS DEPOIS: 
HOJE É O DIA NACIONAL 
DA CONSCIÊNCIA
 NEGRA
Hoje, 20 de  novembro  o Brasil inteiro comemora  o aniversario da morte de Zumbi , líder do movimento ante escravocrata que liderou a luta dos escravos fujões  no Quilombo  dos Palmares . Hoje é o aniversario de sua morte heroica que aconteceu com a queda do Quilombo dos Palmares  em 1695.

 A data da morte de Zumbi converteu-se no Dia Nacional da Consciência Negra , uma luta  eterna contra o preconceito de cor e contra todos os preconceitos, já que é dedicado  à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

Esse dia foi escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Em todo pais  entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da interiorização perante a sociedade.
  Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra. Os negros são  responsáveis , em grande parte, pela cultura brasileira, desde a musica, culinária, vestimentas, costumes, religião, medicina fitoterápica, ao  rico vocabulário que hoje faz parte da língua portuguesa falada no Brasil.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos, sendo feriado em alguns estados ou regiões. Lembra a morte de Zumbi, no Quilombo dos Palmares, umaocalidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

Os escravos  eram usados para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, e moravam em senzalas,  (barracões) onde dormiam no chão de terra batida.

As primeiras mudanças que antecederam a  libertação da escravatura no Brasil só veio em 1871 com a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.

A  Princesa Isabel   ouvindo a crescente grita dos movimentos abolicionistas foi a responsável pela libertação dos escravos,  assinando a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, que libertou definitivamente do jugo dos senhores de engenhos, donos de cafezais ou grandes agropecuaristas, dando-lhes o  direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.

 O Dia da Consciência Negra é  também uma forma de relembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir-lhes os seus direitos sociais.

Com a ascensão da esquerda no Pais, principalmente com a eleição de um operário para a Presidência da Republica, ( Luís Inácio Lula da Silva) hoje já  temos outras leis, ( Lei Afonso Arinos que proíbe a discriminação do negro),que defendem os direitos do negros, tais como as cotas nas universidades, que vem  dando-lhes  um maior acesso a cultura, o que no passado distanciou os negros ou afrodescendentes dos bancos universitários e até mesmo de melhores níveis de trabalho.

No tempo da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa. A maioria deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar. 

Nesse dia é preciso que conscientizemos  as pessoas sobre o papel da miscigenação racional, onde a raça negras teve um papel  preponderante, juntamente com os brancos (europeus) e índios , os nativo da terra, responsáveis pela  formação da raça brasileira e sua cultura. O dia da consciência negra continua a luta  contra o preconceito racial, que infelizmente, ainda não foi totalmente  erradicado  de vez do país.

Nenhum comentário:

Quem somos

JM JORNAL DO MUNICÍPIO - JM JORNAL DO MUNDO - Orgão Sócio-Cultural de Utilidade Pública em Defesa da Cidadania nos bairros e municípios brasileiros. Diretor–Editor–Responsável:José Mário Lima. Reg. Prof.12418 DRT-RIO. Secretário Geral – Gabriel Pontes.Designer Gráfico- Alice Farias Lima.Layout e Criação – Gabriel Pontes. Secretário de Edição: José Mário Lima.COLABORADORES: Colunistas :Celina Côrte Pinheiro,Nilmar Marques (Cap.Nil), Orion Lima, Santos Sá,Henrique Soares,Assis Brasil; JM Reportágens: (Equipe)Henrique Soares,Gabriel Pontes e Santos Sá; -JM Cultura:(Equipe)- Publicidade (JML) - Movimento Estudantil: Gabriel Pontes. JM Esportes: (equipe)- JM Literatura: Assis Brasil. Notícias dos Bairros: Henrique Soares,Amil Castro; Sociedade-artesanatos: Martha Lima.Culinária : Lili(Faraó-Cacoeiras-RJ). Correspondentes: Redenção: Nice Farias;Irauçuba: Swami Nitamo;Teresina e Parnaíba: Assis Brasil;Estado do Rio de Janeiro (interior): Nilmar Marques - Cachoeiras de Macacu: Paschoal Guida. Rio,(Capital): João de Deus Pinheiro Filho. *As opiniões emitidas em artigos assinados são da inteira responsabilidade de seus autores.